Translate

Postagens populares

sábado, 21 de agosto de 2010

HISTÓRIA - CATOLICISMO EM ITATIAIA

PADRES E VIGÁRIOS DA PARÓQUIA CAMPO BELO – ITATIAIA


Em 1839, D. Silvéria Soares Lucinda, doou uma área de terreno para que se levantasse uma capela sob a invocação de S. José.
Em 5 de abril de 1839, a lei Provincial instituiu o Curato de São José. Nomeado o Padre Francisco de Oliveira e Silva, funda a Irmandade de S. José do Campo Belo em 23 de agosto de 1844.
Em 1863, assumiu a direção espiritual da freguesia, o Padre Joaquim Thomaz de Aquino, que paroquiou por mais de 16 anos, prestando grande serviço aos mais necessitados. Tanto que em 1865, um surto de varíola em Campo Belo, o Padre Aquino fez-se de enfermeiro e por várias vezes, carregava cadáveres e com suas próprias mãos abria-lhes o covão no cemitério.
Foi ele o reconstrutor da Capela, transformando-a em Matriz de São José.
Faleceu em 27 de Janeiro de 1880. Em 1881 é nomeado vigário de Campo Belo, o Padre Benito Carrera.
Monsenhor Mariano Capellini é nomeado em 1902, vigário de Campo Belo. Funda em sua Paróquia o Apostolado do Sagrado Coração de Jesus.
Em 1904 é nomeado vigário de Campo Belo, o padre Paulo Cortes.
Em 1916, o Bispo D. Benassi, visita a sede da freguesia de Campo Belo que, festivamente recebe o ilustre prelado. Durante a visita episcopal são crismadas 1.120 crianças e ministrada 2.800 comunhões.
Em 1926 é nomeado vigário, com jurisdição em Campo Belo, o padre Cícero Machado Sales, Monsenhor José Sundrup, cura desde 1930, servindo a Paróquia de Itatiaia.
Figura que se elevou na simpatia do povo, um verdadeiro “Bom Pastor”, percorria a cavalo, em estradas inacessíveis, semeando a caridade entre ricos e pobres. Sua lembrança permanece na nossa História.
Em 1944, Monsenhor Ludovico Stanuch, como vigário substituto e nomeado para a Igreja Matriz de S. José em Itatiaia. Faleceu em 7 de Julho de 1985 em Resende.
O Padre José Wyrwinswki de origem polonesa, radicado em Itatiaia desde 1962, encontra a matriz em ruína em algumas partes.
O Padre José toma a frente da construção do templo, do salão e da Casa Paroquial.
Permanecendo em Itatiaia por 40 anos com muitas histórias envolvendo trabalho, solidariedade, amor, cidadania, deixando muita saudade, desde o início de sua caminhada na Paróquia de Itatiaia.
Faleceu em 11 de março de 2002.
Hoje a matriz de Itatiaia é dirigida pelo Padre João Solak, polonês, atual dirigente da Matriz de São José.

Alda Bernardes de Faria e Silva
Presidente
Acadêmica – cadeira n.º 04 – Cel. José Mendes Bernardes

Nenhum comentário:

Postar um comentário